Tire os sapatos antes de entrar em casa! Saiba o bem que faz à saúde!

Algumas pessoas têm o hábito de tirar os sapatos antes de entrar nas habitações, sejam elas suas, de amigos, ou de outras pessoas. Mas já alguma vez pensaste porque fazem isso? Qual o verdadeiro motivo por trás disso?

Esse hábito está ligado a questões culturais, como a crença de que fazendo isso eles deixam as “energias impuras” da rua, na rua. Além disso, tirar os sapatos antes de entrar em casa é um gesto de respeito, pois demonstra que não queres “sujar” aquele lugar e que tens a humildade de despir os pés para pisar aquele chão, como se faz num local sagrado.

tirar_sapatos_antes_entrar

O costume de tirar os sapatos antes de entrar em casa também é comum em outros lugares do mundo, onde a neve e o barro são motivos para as pessoas quererem tirar o calçado, antes continuar a andar pelo lar sujando tudo.

Mas é realmente necessário?

Esse é um gesto higiénico acima de tudo. Já paraste para pensar em quantos germes e bactérias trazes diariamente na sola do sapato para dentro de casa? Lixo, dejetos de cão, e lembra-te que muita gente “cospe” para o chão…

Um estudo da Agência Nacional de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), alerta para o facto de que 96% dos calçados de quem caminha pela rua têm contacto com germes e bactérias, ou seja, praticamente todos chegam com os sapatos nojentos em casa.

A bactéria mais comum que vem da rua para casa é Escherichia Coli, que pode causar diarreia, infecção urinária, doença respiratória e até pneumonia!

Por isso, sempre que entrares em casa tira os sapatos. É mesmo uma questão de saúde.

Dica 1: Para reduzir ainda mais os riscos, higieniza a sola dos calçados regularmente com água e sabão.

Dica 2: Para reduzir em até 85% a quantidade de sujidade, coisas nojentas e bactérias no chão do lar, monta um cantinho na entrada da casa, usando caixotes, com mesma função de um genkan (aquele espaço com degrau que serve para dividir a entrada principal da casa do restante do imóvel), assim ele se tornará um lembrete para ti e para os visitantes, de que os sapatos devem ser deixados ali, antes de entrar.

Dica 3: Deixa sempre um produto de higiene para os pés a disposição próximo a área onde os sapatos ficam. Caso algum amigo tenha problema com chulé, isso pode salvar o dia.

Dica 4: Deixa chinelos à disposição para quem não se sente à vontade quando descalço. Se possível do modelo fechado, para o caso de alguma amiga não tenha pintado as unhas.

Fonte: soutaoboa.com/tira-os-sapatos-antes-de-entrar-em-casa-a-tua-saude-agradece

41 thoughts on “Tire os sapatos antes de entrar em casa! Saiba o bem que faz à saúde!

  1. Minha filha tem o hábito de tirar os sapatos em casa de quem for. Eu deixo um chinelo só par ela pois acho que faz mal colocar o pé quentinho no chão frio mas ela não usa. Quando ainda morei em Brusque, um dia cheguei em casa e la estavam meus queridos tios, Elfrieda e tio João (eram) meus padrinhos de batismo. Cheguei da missa, encalorada, e a primeira coisa que fiz foi tirar meus sapatos. Ai tio João me chamou atenção que não deveria fazer isso pois os pés estão quentinhos e o chão é frio e isso faz muito mal. Desde alí sempre que chego tenho meu chinelo á “postos”. Remenicências Rosita; coisas que nunca se esquece!

    1. Isso mesmo,jamais colocar os pés em uma superfície fria,ainda mais nós mulheres,pois recebemos toda friagem e isso nos faz muito mal!

    1. Acho humilde e sempre faço isso! Chato é o anfitrião lhe pedir pra descalçar, mas quando a iniciativa é da visita nao acho desagradável, pelo contrário vejo como sendo uma forma de vc dizer: estou a vontade em sua casa, aprecio seu lar e respeito sem trazer sujeira. E só

    2. Para nos libaneses é um gesto de respeito, para com a casa que visitamos, mostramos que estamos a vontade e não levamos sujeira para dentro da casa.

  2. ótimo, mas quando você entra na UTI hospitalar isso não é exigido e sim que você lave as mãos. Ter as mãos sempre limpas é mais importante.

    1. Numa UTI não temos contato nenhum com o chão, não pegamos objetos, não nos sentamos no chão… Em casa sempre tem alguém sentado no chão da sala, brincando…

  3. Bobagem. Não se exige tirar os sapatos nem em ambientes inertes, como laboratórios, UTI. Isso é apenas resquício cultural, ou mania de quem tem transtorno com limpeza. Coisa mais desagradável visitar alguém e encontrar uma blitz contra calçados.

    1. Ah é prq de fato em UTIs e laboratórios VC pega um Biscoitinho que deixou cair no chão e apenas asopra e come ou mesmo encontra crianças brincando com as mãos no chão indo pra boca depois…
      Sem contar que nesses locais niguem está preocupado com a SUA saúde somente no dinheiro que VC vai gastar com a falta de cuidado com ela!
      #Sóacho

    2. Então porque no centro cirúrgico usamos o pro pé? Uma tipo de luva pros pés. Ao menos nos hospitais que eu trabalhei também se usa ele na UTI.

      1. Nos hospitais Eisntein e Sírio Libanês não é exigido. Pode ser respeitoso etc, mas acho que o esforço deveria divulgar que LAVAR REGULARMENTE AS MÃOS É MUITO MAIS IMPORTANTE.

  4. Concordo com tudo que disseram, inclusive, quando éramos crianças no RS tirávamos e ainda é em algumas cidades, casas. Ohábito de fazer ao menos a “menção”de que iremos tirar é bem usual, dependendo da reação do anfitrião, que pode ser um gesto, um olhar e aí, o bom senso impera, pronto: impasse é decidido.
    Isso traduz uma frase que disse essa semana: que só vamos encontrar o equilíbrio, o caminho do meio, o respeito quando conseguirmos tolerar e conviver com um indivíduo escroto, porque ele afinal, também tem direito de viver.

  5. Agora eu pergunto; e a roupa que a gente traz vestida??? Ela vem da rua ou não??? E lembremo nos do pessoal nos paìses Africanos e não sò!!!! Esta para mim não entra, me desculpem, mas tem de haver um motivo bem forte, para tirar se os sapatos antes de entrar em casa!!!!!

      1. Acho válido! e temos que respeitar os hábitos e a casa de quem visitamos, na minha casa não tenho esse hábito, as visitas entram e ficam a vontade, descalços ou calçados, elas escolhem. Porém quando chove ou quando percebemos o calçado sujo, temos o habito de tirar, seja em casa ou na casa dos outros.

    1. comparar a roupa com o calçado que encosta diretamente nos dejetos da rua seria o mesmo que dizer que vc coa café com a cueca! Kkkk desc. foi isso que pensei.

  6. Acho que tem que ver o tipo do chão. Normalmente é piso, que é gelado, mas acho que esses de maderinha ou que se parece com tapete é confortável para andar descalço, ou ter pantufas para todos kkkkk

  7. Não fico nada bem quando chego numa casa e tem que tirar os sapatos.Eu nunca consegui tirar os calçados ,nem na praia gosto de ficar descalça.Prefiro não ir em casa que façam esta exigência.Lavar as mãos seria o mais indicado e isso faço toda vez que saio e quando chego ,seja onde for.Só não faço se não tiver como.Mas cada um com seu cada qual,o que fazer?Mas eu chamo isso de TOC.Não há necessidade disso.

  8. É a vida vai se fazendo de pequenos cuidados….quem tira o sapato pra não sujar a casa….deve fazer outras coisas que são importantes…e que as vezes não percebemos pela falta de hábito….

  9. Eu moro na Suecia e e uma das coisas que acho mais fantasticas e isso…deixar os sapatos na porta, hoje ja nao consigo mais entrar nas casas das pessoas usando sapato.

  10. Em minha casa sempre tiramos o calçado que veio da rua antes de entrarmos. Porém não pedimos a nenhuma visita que faça o mesmo. Temos, no entanto, o cuidado de higienizar o piso após a saída da visita.
    Não é mania de limpeza, é respeito com o lugar onde moramos e com a nossa saúde.

  11. Artigo típico dos dias atuais que exageram em tudo e não conseguem discenir o razoável da neurose coletiva. Um estudo da ag~encia de proteção ambiental de onde ??? dos EUA lógico ! (realmente precisa de um estudo para saber que o solado de um calçdo que pisa no chão carrega bactérias) e aí vamos mandar as pessoas retirarem os sapatos, e a poeira que entra pela janela que carrega toda a imundície que estava no chão e agora esta suspensa no ar ??? Vamos mandar instalar filtros de ar nas janelas ???? e sistema de fluxo laminar com pressão positiva igual a centros cirúrgicos ????

  12. Nada contra, mas é desnecessário. Imaginem os locais de trabalho? Alguém tira os sapatos? E vem gente de tudo quanto é lugar e passam 8 horas juntas. Seria uma epidemia sei lá do quê. Tenhamos bom senso.
    Muito mais importante é LAVAR AS MÃOS regularmente. Ninguém morde ou lambe sapatos, mas a mão vai na boca, nos olhos etc. E as mão pegam em tudo: corrimão, dinheiro, mãos dos outros etc.
    Nas UTI’s a principal recomendação é LAVAR AS MÃOS.

    1. Verdade viu Fernando!
      Eu parei pra pensar e percebi que tudo o que comemos passa antes pelas nossas mãos (é meio obvio). Por isso antes de focar em tirar os sapatos, vejo que o mais importante hoje é lavar as mãos. E mais: lavá-las corretamente.
      Obrigado

  13. Antigamente sempre se costumava tirar os sapatos para entrar nas casas. Era o tempo da terra e do barro… Depois o costume foi se perdendo. Hoje em dia se tira em poucos casos. Para practicar yoga, por ejemplo. Sempre estou pensando em adotar esse costume na minha casa mas me inibo quando chega alguém, em pedir para tirar os calçados.
    Acontece que se rege para um tem que ser para todos, senão não tem sentido.
    Ademais de respeito a limpeza da casa, é respeito à saúde das pessoas.
    Teriamos que adotar esse costume para todos.

  14. A casa para áte mais limpa..não tars doenças.adquiridas da rua…hospital e uma coisa.
    A casa da gente e bem diferente é sagrada..

  15. Não temos esse hábitoaqui pq eu uso botas e quando chego em casa fico apertado para fazer xixi até desatar o laço da bota me mixei todo além disso quando tem uma festinha aqui gostamos de ficar com nossos sapatos fica mais apresentável mas no dia a dia procuramos tirar os sapatos após como eu ir ao banheiro

  16. Ótimo ponto de vista , hoje em dia é dificil as pessoas tirarem os sapatos quando chegam na nossa casa, e quase todo lugar que vamos e quremos tirar as pessoas falam que não precisa rsrs
    um abraço

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *