Pequeno-almoço: mais importante do que pensava! Saiba porquê!

O pequeno almoço é a refeição mais importante do dia. Deve saciar, ser equilibrado, rico em fibra alimentar e, igualmente, saboroso, não devendo ser ignorado nem desvalorizado.

pequeno-almoço

A aveia é um cereal cujo consumo regular tem inúmeros benefícios para a saúde. Durante as férias – período do ano onde as regras alimentares tornam-se mais flexíveis -, ou mesmo todo o ano não devemos abdicar de ingredientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo, sobretudo, ao pequeno almoço que é a refeição mais importante do dia. A aveia é um deles.

São várias as razões pelas quais se deve consumir, com regularidade, este cereal. Além de promover o correto funcionamento intestinal e combater a obstipação e a prisão de ventre, a aveia é uma ferramenta utilizada pelos nutricionistas em casos de perda de peso, já que ajuda a manter o organismo mais saciado durante mais tempo.

Ajuda, igualmente, a manter os níveis de açúcar no sangue ao retardar a absorção dos açúcares dos alimentos, evitando os picos de glicemia. A aveia diminui a absorção das gorduras, reduz o mau colesterol e previne doenças cardiovasculares, graças ao seu conteúdo em beta-glucano.

Outra das vantagens do consumo regular deste nutriente é o facto de reforçar o sistema imunitário e de ajudar no combate às infeções e aos estados depressivos, por apresentar micronutrientes como o magnésio e as vitaminas do complexo B.

Há muito considerado um elemento chave na alimentação funcional, a aveia é uma ferramenta muito importante para baixar os níveis de LDL (mau colesterol) e na prevenção da saúde do seu coração. É rica em fibras solúveis e em beta-glucano que ajudam a reduzir os níveis de mau colesterol (LDL) sem afetar, negativamente, o bom colesterol (HDL).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *