Aprenda a cuidar do seu cabelo!!

Toda gente sabe que os cabelos devem ter certos cuidados para os manter bonitos e saudáveis.

No entanto existe muitas dúvidas sobre o que se faz bem ou o que se faz mal ao cabelos.  Quantas vezes se deve lavar o cabelos, a quantidade de champô, a melhor maneira de secar o cabelo, etc.

Aqui vou falar dos erros mais comuns que muitas de nós fazemos ao lavar o cabelo.

1. Pentear o cabelo molhado

Um dos erros mais comuns é, provavelmente, a maneira de pentear. Logo a seguir a tomar banho livra-te dos nós irritantes com um pente ou escova. No entanto, podes involuntariamente arrancar muitos fios sensíveis quando a escova fica presa nos nós.

Conselho: escova bem o cabelo antes de tomar banho. Desta forma, evitas que ele enrodilhe durante a lavagem, e também eliminas resíduos do produto anterior. Após o banho, podes, se desejares, passar suavemente os dedos pelo cabelo para ajeitar um pouco.

2. Lavar o cabelo todos os dias

Muitas pessoas associam um cabelo bonito a madeixas sem óleo e livres de caspas. Mas, na verdade, a oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo servem para manter o brilho saudável do cabelo. Não existe uma regra geral sobre a frequência com que se deve lavar o cabelo, já que a lavagem depende do tipo de fio.

Conselho: não é recomendável o uso diário de shampoo, já que ele elimina o óleo do couro cabeludo. O melhor é seguir a regra de ouro: sempre que seja necessário, mas o menos possível.

3. Água quente

Cuidado com os banhos quentes! Claro que é agradável tomar um banho quentinho e relaxante depois de um dia duro de trabalho, mas quando se trata do cabelo, você deve abaixar a temperatura da água sem desculpas. A água quente não limpa mais o cabelo e, além disso, retira sua gordura natural, o que a longo prazo pode deixar os fios frágeis e secos.

Conselho: use água morna para ajudar seu cabelo e couro cabeludo. Seja corajoso e abra a água fria no final do banho e enxague a cabeça para que os poros do couro cabeludo se fechem. Seu cabelo te agradecerá por ter brilho e uma textura suave.

4. Produto errado

Existem tantos produtos diferentes no mercado que às vezes ficas sem saber qual champô usar, e é por isso que acabamos por comprar os produtos que despertam nosso interesse através da publicidade. No entanto, vale a pena prestar mais atenção nos ingredientes dos frascos. Há sempre um que se adapta mais ao seu tipo de cabelo.

Conselho: tira um tempo para ler os rótulos e escolha o champô que atenda às necessidades do teu cabelo. Se não gostas do produto, compra outro na próxima vez.

5. Champô em todo o cabelo

Depois de encontrares o teu champô favorito, a regra de ouro a seguir é “menos é mais”. Evita fazer muita espuma, já que permanece no cabelo durante muito tempo e, consequentemente, o seca. Além disso, é mais difícil de eliminar.

Conselho: com uma pequena quantidade de champô e massaja brevemente o couro cabeludo. Não passes nas pontas porque o champô pode danificá-las.

6. Massajar o couro cabeludo durante muito tempo

E por falar em massagem, não esfregues demais para não deixares o couro cabeludo sem gordura natural, pois ele pode secar. Isso poderia causar o aparecimento de caspa, que é um problema realmente difícil de eliminar.

7. Enrolar o cabelo com uma toalha

Normalmente, após o banho, é comum querer secar o cabelo o mais rápido possível. Muitas pessoas cometem o erro de usar uma toalha, mas isso pode quebrar o cabelo e fazer com que as pontas se abram.

Conselho: depois da lavagem, espreme o cabelo um pouco com as mãos primeiro. Em seguida, retira a humidade com uma toalha de algodão fazendo um pouco de pressão. Em seguida, coloca a toalha como um turbante e deixa o cabelo secar durante 10 minutos, embora seja melhor secar o cabelo ao ar livre. Se não tiveres tempo para fazer isso, escolhe um produto para proteger o cabelo antes de usar o secador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *